Gustavo Glodes Blum atualmente é pesquisador no Programa Institucional de Pós-Doutorado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (DGEO/PPG-Geografia – Unicamp).
Projetos de pesquisa em andamento:
O mundo diante dos novos desafios da geopolítica contemporânea: Uma análise dos conteúdos geográficos do tensionamento contemporâneo do Sistema Internacional
Descrição: Visando contribuir com a produção do conhecimento sobre as significativas mudanças nas relações de poder na escala internacional ocorridas nas duas últimas décadas, a pesquisa aqui apresentada busca avaliar como processos de revalorização política do espaço geográfico vêm compondo um importante fundamento do tensionamento das relações interestatais. Para tanto, pretende-se examinar quais são os conteúdos geográficos da disputa no entorno do domínio e/ou controle de recursos estratégicos e de meios de comunicação e circulação na escala internacional, estabelecendo um importante diálogo entre a Geografia e as Relações Internacionais.
Integrantes: Gustavo Glodes Blum.
O arquipélago da exceção no Brasil: Operacionalidades situadas da exceção no território brasileiro e o caso de Clevelândia do Norte (AP)
Descrição: O campo de Clevelândia do Norte foi criado no começo do século XX, no Amapá (então parte do Estado do Pará), com a função de promover a colonização na fronteira com a Guiana Francesa. Entretanto, durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926) este campo foi modificado para tornar-se uma colônia penal que recebia presos enviados na vigência do estado de sítio (ES). A criação e operacionalização do local está diretamente relacionada ao uso do estado de sítio, servindo, assim, como espaço privilegiado para compreender a relação entre exceção e regra, como os mecanismos excepcionais foram centrais na afirmação do Estado brasileiro e como os indesejáveis da cidade eram tratados.
Integrantes: Heloisa Fernandes Câmara (Coordenadora); Gustavo Glodes Blum (Integrante).
Participação em Laboratórios e Centros de Pesquisa:
Laboratório de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais – LAGERE-GRI
Nosso grupo de pesquisa pretende abordar a geografia das relações internacionais da América Latina e Caribe por meio de uma agenda de pesquisa que privilegia estudos sobre processos de integração regional, infraestrutura, segurança e defesa, desenvolvimento econômico, recursos naturais e energéticos, geopolítica dos alimentos, governança ambiental e urbanização.
Website: https://www.ige.unicamp.br/lagere-gri/
Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC)
O CEIS20 é uma instituição científica que tem por missão a investigação interdisciplinar no âmbito das Humanidades, das Ciências Sociais e das Artes, entre outras áreas científicas.
Grupo 2 – Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
O Grupo continuará as suas investigações sobre temas da área de História, mas sempre em interacção com a Filosofia Política, Direito e Ciência Política. Privilegia-se uma abordagem interdisciplinar na análise das relações de Portugal com a UE, com as comunidades portuguesas e países de expressão portuguesa. Em diferentes momentos e conjunturas, propõe-se analisar temáticas de ordem política, social, jurídica, económica e cultural no quadro das relações internacionais, que permitirão compreender, em perspectiva comparada, a relação entre Portugal, Europa e os “Outros”.
Grupo de Pesquisa GEOFOME – Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento
O Grupo de pesquisa GEOFOME – Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento foi criado no dia 27 de abril de 2020 e permanece em atividade até o presente momento. Ele está vinculado ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Campus Cornélio Procópio, e tem por objetivo pesquisar e aprofundar os estudos sobre a Geografia da fome, território, campo-cidade e desenvolvimento.
Website: https://www.geofome.com.br/p%C3%A1gina-inicial
GEOTMAC – Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito
O Observatório da Região e da Guerra do Contestado tem como base o Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná e Especialização em Geografia: Gestão Ambiental e Planejamento do Território da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória, envolvendo diversos estudantes e pesquisadores de Geografia que trabalham a temática que envolve a Guerra e a Região do Contestado, no Paraná e em Santa Catarina, divulgando e debatendo as questões seculares regionais. Nos pouco mais 100 anos do início da maior Guerra Civil Camponesa brasileira, se faz necessário entender os altos índices de miséria na região onde ela aconteceu.